As publicações são actualizadas com regularidade

22/07/2018

Beira Baixa United Clube

Fundação: 2014
Localidade: Idanha-a-Nova
Modalidade: Futebol
Casa: Complexo Desportivo das Termas de Monfortinho

O Beira Baixa United é um clube que nasceu de um projecto inovador do dirigente desportivo João Serra, e que surgiu no âmbito de uma tese de mestrado em Gestão de Empresas, realizado na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, que incidia sobre a criação de um "clube-empresa". O mesmo baseou-se na criação de uma equipa de futebol feminino sediada na vila de Idanha-a-Nova, e que reúne jogadoras dos concelhos da região que representa.

Apesar do clube estar oficialmente sediado em Idanha-a-Nova, a equipa realizava os seus treinos e jogos em Castelo Branco, nos campos da zona de lazer, e por vezes também no Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, devido ao facto de as atletas se encontrarem em vários pontos do distrito, porém a equipa fixou-se depois nas modernas instalações do Complexo Desportivo das Termas de Monfortinho, sediado na freguesia de Monfortinho em Idanha-a-Nova, que passou a ser a "casa" do Beira Baixa United.

Este é um clube único no distrito de Castelo Branco, visto ser o primeiro a apostar exclusivamente no futebol feminino, tendo a equipa participado nas competições nacionais femininas, nomeadamente no Campeonato Nacional de Promoção, escalão correspondente à segunda divisão da modalidade. Apesar das dificuldades em encontrar atletas, e até adapta-las ao futebol de 11 (visto que muitas vinham do futsal), a equipa manteve-se com boas prestações nos patamares nacionais onde competiu durante três épocas consecutivas, de 2014/15 a 2016/17. Destaque também para a participação da equipa num torneio internacional de futebol feminino em França e de jogos amigáveis com equipas espanholas.

Apesar da sustentabilidade do projecto, a equipa de futebol feminino foi suspensa em 2017, numa reestruturação do clube que pretendia apostar nas camadas de formação, com a criação de uma academia, ficando em aberto a possibilidade do regresso da equipa sénior de futebol feminino, que apesar do curto tempo da sua existência foi já um marco histórico para o desporto na região. No entanto o clube acabou por ficar inactivo e nunca mais teve qualquer tipo de atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário