As publicações são actualizadas com regularidade

Futebol Clube Estrela de Unhais da Serra

Fundação: 1947
Localidade: Unhais da Serra, Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo das Torgas

Em pleno parque natural da Serra da Estrela, situa-se a vila de Unhais da Serra, cujo clube de futebol pediu emprestado o nome. Em finais do ano de 1947 seria então fundado o "Futebol Clube Estrela" com o objectivo de incrementar as actividades desportivas na localidade, com destaque para o futebol que já na altura tinha uma certa popularidade.

A primeira participação do clube em competições federadas deu-se no campeonato distrital, onde a equipa se estreia na época de 1955/56. O Estrela de Unhais chegou a competir na III.ª Divisão Nacional por duas épocas, em 1956/57 e 1959/60, em virtude de se ter sagrado vice-campeão distrital, lugar que dava acesso a jogar na III.ª Divisão Nacional na mesma temporada. Entre 1955 e 1958, a equipa foi orientada por Fernando Cabrita, então em inicio de carreira, que mais tarde viria a ficar conhecido a nível nacional por vir a treinar, entre outros clubes, o Benfica. A equipa de Unhais da Serra ainda se inscreveu no campeonato distrital na temporada de 1960/61, mas acabou por ter de abandonar por questões financeiras, passando nessa época a competir no campeonato da FNAT (hoje Inatel), onde se manteve a jogar até à época de 1969/70. Já nesse tempo a escassez de equipas levou a alguma instabilidade no campeonato distrital que não se disputou em alguns anos, tendo algumas equipas optado por jogar na FNAT. O Estrela jogava no Campos das Torgas, um pelado perto da localidade, tendo depois passado para o Campo das Termas.   

Depois de alguma instabilidade, a equipa regressa novamente ao campeonato distrital apenas na época de 1975/76, onde se manteve a competir ininterruptamente, com a conquista de alguns lugares cimeiros. A equipa acaba por ser desprovida para a 2.ª Divisão Distrital na temporada de 1981/82, após terminar em último lugar, e o Estrela só regressaria novamente ao patamar superior na época de 1985/86, devido a nesse ano apenas se ter realizado um campeonato único dividido em duas séries. O Unhais voltou assim a jogar na 1.ª Distrital até à época de 1986/87, após a qual o clube acaba por desistir do futebol federado. A equipa regressa depois na época de 1989/90 para jogar na 2.ª Distrital, conseguindo a subida de divisão logo nesse ano, depois de terminar em 3.º lugar. O Estrela jogou depois na 1.ª Distrital até à época de 1992/93, onde após terminar em último lugar desce novamente para a 2.ª Divisão, e compete apenas por mais uma época. Nesse período de afastamento do futebol federado, o clube manteve alguns escalões no futebol de formação, e também contou com participações em torneios de futsal. O clube esteve depois inactivo durante alguns anos por vazio diretivo, tendo sido reactivado em inícios dos anos 2000.

Na época de 2003/04, e dez anos depois da sua última participação, o Unhais da Serra vê novamente a sua equipa voltar ao futebol federado, sagrando-se logo campeão da 2.ª Distrital, com a subida à 1.ª Divisão, patamar onde se foi mantendo com boas prestações. Entretanto a equipa viu-se forçada a realizar os seus jogos caseiros no campo do Paúl, depois do Campo das Termas, onde jogou durante muitos anos, ter sido ocupado para dar lugar à construção de uma unidade hoteleira, obrigando a equipa a jogar em casa emprestada até que as obras do novo campo estivessem prontas. Na época de 2006/07 o clube atinge o maior feito da sua história, ao sagrar-se pela primeira vez campeão distrital, e com a consequente subida à III.ª Divisão Nacional, onde na época seguinte conseguiu um formidável 4.º lugar, não muito distante da subida, no entanto a equipa viria a ser despromovida no ano seguinte. Após duas temporadas nos nacionais, o Estrela vê-se de novo no distrital e agora a jogar numa nova casa, depois de finalizadas as obras no Campo das Torgas, no entanto pouco durou a estadia nesse campo, visto que a época de 2009/10 foi mesmo a última do clube no futebol distrital, tendo terminado o campeonato no último lugar, e ficado impedido de se inscrever no ano seguinte por problemas de cariz financeiro.

Historicamente o Estrela de Unhais de Serra continua a ser a coletividade desportiva mais representativa da vila, porém encontra-se inactivo há já alguns anos, a sua atividade no futebol ficou completamente parada com o campo a ser usado apenas para fins recreativos e atividades de outras associações da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário