Localidade: Sertã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos / Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã
O Sertanense é um dos clubes da região que nas últimas décadas mais se tem destacado no futebol, leva mais de vinte temporadas consecutivas a competir nas provas nacionais, onde tem lutado pelos primeiros lugares. Pelo papel que desempenha na formação, é não só a coletividade mais importante do seu concelho, como também das mais representativas da zona do Pinhal Interior.
O emblema sertaginense começou como todos os outros no futebol amador, nos anos '60 com partidas amigáveis frente a equipas da região, por essa altura dá-se a construção de um campo de futebol, o campo da Abegoaria nos arredores da vila, devendo-se essa obra ao então médico, e também presidente do clube, Dr. Manuel Marques dos Santos, campo de jogos ao qual se viria a dar o seu nome em 1994, como forma de homenagem, na ocasião da inauguração das obras de remodelação.
O clube estreia-se nos campeonatos distritais na época de 1970/71 com jovens oriundos da vila e dos arredores, participação que durou até 1972/73. Após alguns anos de paragem a equipa voltou de vez em 1975/76 e esteve depois anos a fio a competir no distrital, onde a se veio afirmando, ao conseguir bons resultados e cada vez mais notoriedade, o Sertanense sagrou-se pela primeira vez campeão distrital na época de 1987/88, subindo à III.ª Divisão Nacional, a conquista serviu de moral para o futuro, pois o clube nunca mais parou de crescer, conseguindo uma série de bons resultados, na sua primeira passagem pelas competições nacionais onde esteve durante dez anos, e que durou até descida aos distritais em 1999. Porém a sua estadia no distrital foi curta, pois logo na época de 1999/2000, o Sertanense voltou a conquistar o campeonato e assim regressar novamente à III.ª Divisão.
O clube voltou mais forte, e apenas dois anos depois conseguiu o 2.º lugar na sua série, e subiu pela primeira vez na sua história à II.ª Divisão B, a presença neste escalão durou pouco, visto que o clube desceu logo na época seguinte, e só voltaria a este patamar depois de ficar em 1.º lugar e conquistar o titulo de campeão nacional da III.ª Divisão em 2008/09. Deu-se assim o inicio de uma grande fase na história recente do Sertanense, que se mantém até hoje nos patamares nacionais, pelo meio teve alguns jogos com FC Porto para a Taça de Portugal, posições entre os primeiros lugares da tabela, entre eles o 2.º lugar na fase regular e a presença na fase de subida do Campeonato Nacional de Seniores na época 2013/14. O equipa voltou a receber um "grande" em sua casa, ao defrontar o Benfica na Taça de Portugal, num jogo que teve o Estádio Municipal de Coimbra como casa emprestada.
O clube tem também equipas nos vários escalões de futebol de formação e teve até uma equipa "B" no campeonato distrital. Na temporada de 2018/19 o Sertanense estreou-se na modalidade de futsal, com equipas seniores masculina e feminina nos campeonatos distritais que durou até 2021/22. O Sertanense pode-se considerar hoje em dia como a terceira maior potência do futebol no distrito, atrás do Sporting da Covilhã e do Benfica e Castelo Branco, sendo a equipa que mais presenças contabiliza em competições nacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário