As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Cabeçudo

Fundação: 1986
Localidade: Cabeçudo, Sertã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos Padre Miguel Farinha

Este clube está sediado na aldeia de Cabeçudo, freguesia próxima da Sertã, sendo a única localidade do concelho (para além das vilas de Sertã e Cernache do Bonjardim), a ter tido uma equipa nos distritais de futebol.

A coletividade nasceu na década de '80 por iniciativa do Padre Miguel Farinha, pároco da freguesia e responsável pela grande dinamização cultural e desportiva que surgiu na aldeia, sendo uma das figuras mais importantes da história do clube, ele que anos mais tarde viria a ter o seu nome no campo de futebol em forma de homenagem pelo seu trabalho em prol da associação.

Após alguns anos dedicados ao futebol amador, o clube apostou a meio da década de '90 no futebol de formação, com equipas de juvenis e juniores a competir nas provas distritais. O Cabeçudo chega ao futebol sénior na época de 1998/99, participando na 2.ª Divisão Distrital, de onde viria a ser promovido na época seguinte ao patamar superior após terminar o campeonato em 2.º lugar, muito perto de ser campeão. A equipa manteve-se depois durante cinco temporadas na 1.ª Divisão Distrital, sendo os seus melhores resultados um 5.º lugar em 2001/02, e um 6.º lugar em 2004/05, época em que a equipa desistiu da competição. O clube encontrava-se sem direcção, tendo sido gerido nos últimos tempos por uma comissão administrativa liderada pelo próprio Padre Miguel Farinha, tendo o clube ficado depois inactivo por um vazio directivo, do qual sairia apenas alguns anos mais tarde.
 
A associação era um dos maiores dinamizadores da sua localidade, pela atividade desportiva que desenvolveu não só com a equipa sénior mas também nas camadas jovens, e também em outras atividades que foi tendo ao longo dos anos. A associação é depois reactivada e nos anos seguintes foi realizando eventos sociais e culturais, e participando em torneios de futsal pela zona, no entanto entrou num novo vazio directivo que durou alguns anos, até que em 2020 uma nova direção decidiu voltar a reactivar a coletividade, tendo como principal objectivo voltar com o futebol sénior federado, participando no campeonato distrital na época de 2020/21, um regresso quinze depois da sua ultima participação. A equipa manteve-se assim em competição no campeonato distrital até à temporada de 2023/24.
 
A coletividade foi crescendo e realizando obras de melhoramento no seu campo, chegando a um acordo para a colocação de um relvado sintético em 2024, porém o atraso das obras obrigou a que a equipa de futebol fosse suspensa, não tendo condição para jogar no campo, e aliado à dificuldade em encontrar jogadores disponíveis para constituir o seu plantel, a direcção do clube decidiu parar com o futebol por tempo indeterminado.

Sem comentários:

Enviar um comentário