quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Clube Recreativo e Cultural de Freixial do Campo | Associação de Jovens de Freixial do Campo

Fundação: 1976 | 1989
Localidade: Freixial do Campo, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos de Freixial do Campo

São colectividades praticamente contemporâneas, o C.R.C. mais virado para o desporto e recreio, e a A.J. mais para a dinamização cultural e social, ambas pilares do associativismo na aldeia de Freixial do Campo, que como todas as outras terras da zona, começou a despertar para o futebol nas décadas de 60 e 70. Na altura pós revolução, depressa se foram constituindo as coletividades e a primeira aparição do Freixial em competições de futebol acontece precisamente em 1975, no primeiro Inter-aldeias da região, organizado na altura pela Direcção Geral de Desportos.

O futebol no campo do Freixial continuou a ser jogado, principalmente em jogos amigáveis, como os que aconteciam com os vizinho de Barbaído ou com o Juncal do Campo, no entanto o regresso ás competições populares só aconteceu alguns anos mais tarde, com a equipa a participar no inter-aldeias de 1985 organizado em Salgueiro do Campo.

A Associações de Jovens começou também ela a encarregar-se do futebol e participa no torneio inter-aldeias de 1989 realizado no Palvarinho, posteriormente o CRC Freixial do Campo marca ainda presença nos torneios inter-aldeias de 1997, 1998, 2001 e 2002, estes dois últimos anos em que o Freixial do Campo é consecutivamente o organizador e sede das duas edições, apesar de não ter vencido nenhuma nelas, seguem-se novas participações em 2003 e 2004.

Depois veio a fase da longa paragem do torneio inter-aldeias, anos esses em que o Freixial foi realizando esporadicamente jogos amigáveis, até que em 2013 (aquando do regresso da competição), é pela mão da Associação de Jovens que o Freixial volta a participar e a dizer "presente", compete durante três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015), onde apesar de não ter conquistado o titulo, deixou uma marca de boa imagem, e mostrou que a juventude do Freixial não perdeu a vontade de jogar futebol, nesta terra que é das que mais participações tem em torneios inter-aldeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário